Produtores uruguaios devem apostar em safra de inverno para compensar perdas na soja

Com os rendimentos escassos que algumas áreas de soja irão obter no Uruguai, especialmente no litoral do país, os produtores estão pensando em aumentar as áreas de cultivos de inverno para a próxima safra.
"Ao contrário de outros anos nos quais os produtores apostavam totalmente na soja e praticamente não se falava em safra de inverno, as coisas mudaram. Hoje, há um pouco de necessidade de voltar para a safra de inverno para não ter de esperar um ano para recuperar essa safra ruim", explicou Luis Sinal, gerente da Copagrán Paysandú, ao jornal El País.
Sinal reconheceu que "os cultivos de soja se recuperaram graças às últimas chuvas", mas que as únicas áreas que conseguirão obter uma melhora no rendimento são aquelas que ainda possuem tempo para ter um bom enchimento de grãos. O rendimento já perdido, por sua vez, não se recupera.
Há áreas que estão apontando para rendimentos muito baixos, por volta de 1000kg por hectare, enquanto outras possuem potenciais melhores, acima de 2000kg por hectare. A soja de primeira etapa é a mais afetada, com rendimentos abaixo dos 1000kg por hectare sendo confirmados. "A aposta é que, quando a colheita começar de vez, em 15 a 20 dias, os rendimentos possam subir", explicou Sinal.
Com informações do Rurales El País
0 comentário
Vendas de soja avançam na semana no mercado brasileiro, com margens remunerando melhor o produtor
Academia Amssoja Brasil promove imersão em jornada do cliente e CRM
Soja cai em Chicago nesta 6ª feira, realizando lucros após disparada na sessão anterior
Prêmios de mais de 100 pts e alta de quase 2% em Chicago puxam preços e negócios com a soja no Brasil
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA