Preço da cana por eficiência sem Consecana justo pode alijar milhares de produtores sem condições de investir
Podcast
Sobrevivência dos produtores de cana em perigo, com Ênio Fernandes - Presidente da Comissão Nacional da Cana-de-açúcar da CNA
Download
Com uma nova safra de cana começando no Brasil, as dificuldades do setor também passam a ser redescutidas, sobretudo no que diz respeito a uma "queda de braço" em alguns Consecanas e à proposta da Orplana de melhorar a metodologia de precificação, que se encontra paralisada.
O consultor de agronegócio Ênio Fernandes, que é presidente da Comissão Nacional de cana de açúcar da CNA, conversou com o Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (23) sobre essas questões e apontou que a CNA "respeita todas as instituições", fornecendo apenas sugestões de como acredita que o Consecana deve funcionar, mas sem interferir.
Para ele, os produtores de cana independentes devem andar juntos para que possam ter força de mobilização. "Quando uma só organização tenta operar isso, os resultados de sucesso são inexistentes", salienta Fernandes. "Toda vez que os produtores conseguem operacionalizar juntos, os resultados são muito robustos".
Ele também aponta uma preocupação pelo fator de, em alguns estados, como o Mato Grosso do Sul, o Consecana ser uma base de preços, minimizando sua importância, bem como em outras regiões, como Araçatuba (SP), existem negociações que são feitas sem discutir o consecana, de forma que o mercado está precificando essas operações e fragilizando o conselho. Para ele, a fragilidade desse modelo também pode levar a uma menor remuneração dos pequenos produtores.
Confira a entrevista completa com Ênio Fernandes no vídeo acima
0 comentário
Centro-Norte do Brasil tem alerta para chuvas intensas neste fim de semana
Preços do açúcar encerram semana com ganhos de até 2,8% em Nova Iorque
Açúcar volta a subir com altas expressivas do petróleo em meio à tensão no Oriente Médio
Mercado internacional do açúcar já começa a avaliar mudança no mix
Açúcar fecha novamente em queda com mercado ainda apontando superávit global
Safra 26/27 de cana-de-açúcar com preços pressionados e previsão de mais etanol