Café: Produtores iniciam a colheita em Varginha (MG) e rentabilidade é um desafio nessa safra
Podcast
Entrevista com João Lincoln Reis Veiga - Produtor Rural de café de Varginha/MG sobre o Acompanhamento de Safra do Café
Download
Os produtores rurais já iniciaram a colheita do café na região de Varginha/MG, tendo em vista que nesta temporada a expectativa é que o rendimento 30% maior se comparada à safra passada.
De acordo com o produtor rural do município, João Lincoln Reis Veiga, o clima contribuiu para o bom desenvolvimento da cultura e a expectativa é que a cultura tenha mais qualidade neste ciclo. “Tivemos chuvas na época certa e iniciamos a colheita em um período que não tem muita incidência de precipitações”, destaca.
As previsões climáticas indicam chuvas para esta semana, mas que não devem afetar os andamentos dos trabalhos de campo. “Dá para trabalhar com essa quantidade pequena de chuva, o problema é quando tem uma precipitação mais prolongada que prejudica a qualidade do café”, afirma.
Com a indefinição dos preços mínimos para os fretes, os cafeicultores estão tendo que gastar a mais para levar as produções para os armazéns e cooperativas.
Em relação à sanidade das lavouras, o produtor ressalta que não tiveram grandes problemas com a ferrugem e que as áreas cultivadas seguem dentro da normalidade.
Atualmente, as referências para o café giram em torno de R$ 430,00 a R$ 450,00 a saca que não cobrem os custos de produção. “Nestes patamares não fecham as contas para as propriedades com produtividade média”, finaliza.
1 comentário
Café fecha semana com arábica pressionado e robusta em alta nas bolsas
Safra de café do Brasil tem início mais lento, com 9% colhido, diz Safras & Mercado
Crescimento do consumo e cafés especiais ditam encerramento do segundo dia do XXV Seminário Internacional do Café
Café fecha em alta com preocupação de que El Niño possa afetar a próxima safra do BR
Safra de café do Brasil será recorde, mas de arábica não, indica Rabobank
Produtor de café do Brasil avalia que nova safra ainda não bate 2020 e negócios travam
Carlos Rodrigues
Será que não há pessoas que orientem os produtores ?? os preços do café continuam em queda livre!!! e na cabeça deles não param de produzir mais!!!
Sr. Carlos o café não tem consumo pela produção existente...