Rússia não vê necessidade de limite à exportação de grãos

MOSCOU (Reuters) - O Ministério da Agricultura da Rússia não vê necessidade de impor uma taxa sobre as exportações de grãos ou limitá-las de qualquer outra maneira, disse a pasta em comunicado após uma reunião com exportadores nesta segunda-feira.
Os preços do trigo na Bolsa de Chicago, uma referência global para os grãos, receberam suporte na semana passada de especulações de que a Rússia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, limitaria as exportações de trigo mais tarde na temporada devido a uma redução de sua safra.
"O mercado (russo) de trigo está estável agora", disse o ministério em comunicado. A pasta também disse que não vê nenhum fator que leve a um crescimento no ritmo das exportações russas ou uma mudança significativa no equilíbrio entre a oferta e a demanda.
A safra 2018 russa do cereal deve recuar de um recorde de 85 milhões de toneladas em 2017. Ainda será uma grande safra na comparação com a média dos últimos cinco anos, mas operadores disseram que há uma certa pressão para que a exportação de grãos seja limitada em algumas regiões atingidas pelo tempo seco em agosto.
Dois comerciantes disseram que o clima da reunião com o ministério estava calmo e mostrava que a pasta estava menos nervosa com a diminuição da safra russa e o aumento das exportações de grãos.
"O clima está mudando", disse um dos comerciantes, comparando a atual atitude do ministério em relação às exportações com a postura adotada em uma reunião anterior em agosto.
Depois da reunião de agosto, exportadores presentes na reunião disseram que a Rússia poderia considerar limitar a exportação de grãos quando o volume embarcado chegasse a 30 milhões de toneladas, incluindo 25 milhões de toneladas de trigo, na temporada 2018/19 que começou em 1º de julho. O ministério negou que limites à exportação tenham sido discutidos.
(Por Polina Devitt)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja