Soja: De olho nas previsões climáticas e nos custos, produtores se preparam para o plantio em São Gabriel do Oeste (MS)
Podcast
Entrevista com Júlio César Bortolini sobre o Preparação para o plantio da soja no MS
Download
O vazio sanitário da soja terminou no último dia 15 de setembro em Mato Grosso do Sul. Com isso, na região de São Gabriel do Oeste, os produtores seguem atentos às previsões climáticas, mas, que por enquanto, não têm indicado chuvas significativas nos próximos dias.
Diante desse cenário, o presidente do Sindicato Rural do município, Júlio César Bortolini, reforça que os produtores seguem com as dessecações e aplicações de adubo. "Além do clima, muitos agricultores estão preocupados com o atraso na entrega dos insumos e, muitos ainda não adquiriram os produtos para a safra 2018/19", afirma.
Em contrapartida, a recente valorização cambial também encareceu os custos de produção para essa temporada. "Temos o reflexo da alta do dólar, de R$ 3,60 para R$ 4,16, nos valores dos insumos, mas não no grão de soja, consequentemente, não conseguimos fechar as contas", destaca Bortolini.
Como consequência, a perspectiva é que haja uma redução nos investimentos em tecnologia nesta temporada. "Obviamente teremos uma queda nos investimentos em tecnologia proporcional aos custos, fator que pode influenciar a produtividade das plantações", reforça a liderança sindical.
0 comentário
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA
Milho despenca com dados do USDA e soja divide atenções entre Chicago e o clima brasileiro