Com clima favorável, perspectiva é de boa produtividade para a soja em Assis Chateaubriand (PR)
Podcast
Acompanhamento de Safra da Soja com Valdemar Melato - Pres. Sind. Rural de Assis Chateaubriand (PR)
Download
Na região de Assis Chateaubriand (PR), os produtores conseguiram finalizar o plantio da soja da safra 2018/19 dentro da melhor janela de cultivo. Em meio às chuvas favoráveis, os trabalhos nos campos tiveram início logo após o término do vazio sanitário, no dia 10 de setembro.
O presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Melato, reforça que as lavouras apresentam boas condições até esse instante e que a perspectiva é positiva para a produtividade neste ciclo. A média dos últimos anos tem girado em torno de 55 a 60 sacas do grão por hectare.
Até a semana anterior, o plantio da soja estava completo em 98% da área projetada para essa temporada. As informações foram reportadas pelo Deral (Departamento de Economia Rural).
Ferrugem Asiática
Diante da antecipação do aparecimento da doença nesta safra, os produtores realizam o monitoramento das lavouras e as aplicações preventivas. "Temos focos da doença na região, mas é uma situação controlada. Embora esse cenário já tenha impactado os custos de produção nesta temporada, que já estavam mais altos", reforça a liderança.
Comercialização
Atualmente, a saca disponível é cotada a R$ 70,00 em Assis Chateaubriand. "Ainda temos um bom volume da safra passada a ser negociada na nossa região e os produtores têm negociado aos poucos", afirma Melato.
No caso do mercado futuro, poucos contratos foram realizados com a saca da oleaginosa a R$ 80,00. Ainda na visão do presidente do sindicato, a rentabilidade continua sendo um dos desafios dos produtores para essa temporada.
Safra 2017/18
Apesar das preocupações dos produtores, o início da temporada 2018/19 é mais tranquilo o registrado na safra passada. Isso porque, no ciclo anterior, houve atraso na semeadura, excesso de chuvas, aparecimento das doenças e queda das vagens. Fatores que resultaram em uma perda entre 20% a 25% na produção de soja da localidade.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira