Estudo da Fundação MT em conjunto com o IMEA aponta sistema Soja/Milho como o mais rentável para o produtor, mas há opções
Podcast
Estudo da Fundação MT em conjunto com o IMEA aponta sistema Soja/Milho como o mais rentável para o produtor, mas há opções
Download
Durante 10 anos a Fundação MT realiza trabalho em campo com a plantação de diversos sistemas de rotação de culturas entre primeira e segunda safra para avaliar o desenvolvimento das diferentes lavouras. Aliado à isso, o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) desenvolveu um estudo para verificar qual cenário traz a maior rentabilidade para o produtor.
“São oito sistemas de produção dentro do experimento: soja/pousio plantio direto e plantio convencional, soja/milho que é um sistema muito utilizado pelo produtor aqui do Mato Grosso, e soja com algumas coberturas, por exemplo, soja/braquiária, soja/milheto e soja/crotalaria, e algumas rotações como milho primeira safra ao invés de soja. Nós pegamos esses dados da Fundação MT para fazer uma análise econômica ao longo do tempo para ver se o produtor que definiu algum desses sistemas de produção qual é a rentabilidade que ele teria hoje”, explica Marcel Durigon, responsável pela Cadeia de Rentabilidade de Agricultura do IMEA.
Confira a entrevista completa com os resultados do estudo no vídeo.
2 comentários
Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
ruy pigatto CURITIBA - PR
Bom dia! Realemte excelente a entrevista. Por favor, também gostaria de saber como consigo acessar a pesquisa. obrigado!
Andreza Cruz
Bom dia! Parabéns pela pesquisa. Onde consigo esses dados? Eles estão publicados?