Antecipar plantio é risco grave para produtividade, diz especialista em sementes
Podcast
Atenção produtor, não basta ter boas chuvas para iniciar plantio. Sementes necessitam aliar umidade e temperatura para garanti
Download
Na Expodireto Cotrijal, o Notícias Agrícolas conversou com Alexandre Gazolla Neto, engenheiro agrônomo e doutor em sementes, a respeito da antecipação do plantio que ocorreu por parte dos produtores nesta safra.
Como as chuvas chegaram mais cedo, houveram diversas áreas que tiveram seu plantio antecipado. Contudo, em várias regiões do Brasil, talvez não fosse o momento ideal para que esse plantio começasse.
Gazolla Neto destaca que outros fatores têm que estar em jogo para que a planta possa se beneficiar de uma raiz bem desenvolvida e uma parte aérea adequada para buscar nutrientes. Para que isso aconteça, as condições de temperatura e umidade têm que ser ideais para a planta.
Além disso, o produtor também tem que ficar de olho no solo - não somente na questão da temperatura e da disponibilidade, mas também no cuidado. Muitos dos problemas ocorreram em áreas compactadas e com pouca palha, embora esses fatores demandem atenção no plantio direto.
1 comentário
Soja se mantém no patamar dos R$ 150 nos portos do BR, apesar de realização de lucros em Chicago
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira após altas expressivas e melhora nas lavouras dos EUA
Mesmo mais cara, soja dos EUA atrai China por 'política' e logística, mas Brasil garante janela firme e prêmios altos
Soja dispara mais de 20 pontos em Chicago e renova máximas em nove semanas nesta 2ª feira
Importações de soja dos EUA pela China caem 21% em junho; embarques do Brasil sobem 14%
Soja/Cepea: Demanda por farelo impulsiona cotações no BR e nos EUA
ANTONIO REINALDO SCHNEID Maracaju - MS
Muito bom a alerta ("Antecipar plantio é risco grave para produtividade, diz especialista em sementes"), antecipar plantio deve ser muito bem avaliado. Muitas vezes o simples fato de uma condição climática favorável, induz o produtor a antecipar o plantio e assim colocar a atividade/negócio em risco... Muitos são os fatores a serem considerados, cultivares adequadas, histórico climático regional, percentual da área à ser colocada nessa condição, percentagem de risco no negócio, entre outros fatores, que deve ser muito bem analisados e avaliados... Parabéns pelo tema.