Corredor de umidade favorece chuvas sobre faixa central do BR durante a semana; Sul terá tempo mais firme

Nesta segunda-feira (18), a meterologista Naiane Araújo, do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou que as previsões de chuva estabelecidas para o Rio Grande do Sul se concluiram neste final de semana.
No domingo (17), foram 174mm em Tupanciretã (RS). Outras áreas do centro-norte e do centro-oeste gaúcho receberam volumes acima dos 50mm.
Agora, há uma configuração de frente fria na altura do Sul do país, advinda da divisa entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Conforme essa frente fria for avançando, deve haver uma intensificação das áreas de instabilidade no estado gaúcho.
O modelo do Inmet para os últimos três dias mostra também que a área Central do país teve um núcleo de chuvas bastante volumosos. Também ocorreram boas chuvas para a região Norte e na faixa norte do Nordeste. Por sua vez, a Bahia apresenta uma situação delicada de seca, que se manteve ao longo desse final de semana.
Para o dia de hoje, as imagens de satélite mostram áreas de instabilidade no Mato Grosso do SUl atingindo todo o sul do país e uma atividade pré-frontal intensificando as instabilidades de Santa Catarina.
0 comentário
Semana será marcada por chuvas generalizadas e intensas no Centro-Oeste
Semana será marcada por chuvas generalizadas e intensas no Centro-Oeste
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (15) para todo o Brasil
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre