Ponta Grossa/PR se encaminha para o final da colheita de soja com queda de 10/15% na produtividade
Podcast
Entrevista com Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
Download
A colheita da soja em Ponta Grossa no Paraná se encaminha para a parte final, os 20% de área restantes devem ser colhidos ainda nos próximos 10 dias. Até o momento, as produtividades estão bastante variadas no município, que deve fechar a colheita entre 10 e 15% menor do que o atingido na safra passada, com a média próxima das 50 sacas por hectare.
“Quem fez o plantio no cedo teve uma perda grande em torno de 40/50%. Já quem fez o plantio na janela normal essa perda foi reduzindo até chegando próximo do ano passado. Nós temos uma produtividade de destaque na nossa região e acreditamos que vai caminhar em torno de 10 a 15% de perdas”, diz Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR.
Além dessa possível queda na produtividade, os agricultores de Ponta Grossa se preocupam com as possibilidades de negociações para essa safra e sobre a rentabilidade que vão conseguir atingir na relação custos de produção x preços de venda da soja.
“O produtor entrou nessa safra com custos muito caros, elevados pelo sucesso da safra anterior. Isso vem tirando a possibilidade de uma rentabilidade, que está muito próxima do custo. Talvez o produtor não tenha nada de rentabilidade, ou talvez muito pouco”, comenta Netto.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto