São Borja/RS registra 90% de área de soja colhida e produtividade está maior do que safra passada

Cerca de 90% da área plantada com soja já foi colhida em São Borja no Rio Grande do Sul e as chuvas que caem na região no momento dificultam a finalização dos trabalhos, que necessitam de mais cinco dias de Sol para serem concluídos.
Apesar dessa dificuldade, os produtores do municípios registraram uma média de produtividade superior à da safra passada. De acordo com Albano Antônio Strieder, engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de São Borja/RS, as médias da safra 2018/19 estão na casa das 43 sacas por hectare, contra as 41 registradas no ciclo 2017/18.
Segundo Strieder, ainda restam entre 30 e 40% da produção da oleaginosa para ser negociada, com os produtores aguardando momentos em que os preços estejam mais atrativos para finalizar a comercialização, após cumprirem a maior parte das obrigações financeiras no último dia 30 de abril.
Agora, os produtores dividem a atenção entre a safra de inverno, que deve apresentar aumento na área cultivada de trigo, e o início do planejamento para a safra 2019/20 de soja. O engenheiro agrônomo aponta que é preciso rever as planilhas de custos e repensar investimentos, uma vez que os custos de produção já se apresentam mais altos, por exemplo, os fertilizantes estão entre 20 e 26% mais caros do que em 2018.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto