Procafé: Cultivar Arara de cafeeiro interage com o espaçamento de plantio
Espaçamentos bem juntos, entre as plantas, na linha de cafeeiros da cultivar Arara podem melhorar o seu comportamento vegetativo e produtivo.
As menores distâncias entre cafeeiros, por exemplo a 0,5 m, são indicadas com o objetivo de reduzir a produção por planta, o que resulta em menor stress pela carga de frutos. Com isso, as plantas podem se recuperar mais facilmente no pós-colheita, o que, juntamente com um maior numero de plantas por área, vai significar maior produtividade por hectare de lavoura.
A cultivar Arara, pelas suas características de alta produtividade, bom vigor, boa resistência a doenças e boa qualidade dos frutos, tem sido uma das mais plantadas ultimamente. No entanto, ela apresenta uma copa com ramagem muito compacta, com ramos longos e bifurcados, o que indica, no médio prazo, a necessidade de utilização de poda de esqueletamento/desponte, para desembatumar a planta. A maturação dos frutos nessa cultivar é mais tardia e desuniforme.
As características da cultivar Arara, de possuir vegetação muito vigorosa, à primeira vista, indicaria a necessidade de usar maiores distâncias entre plantas, pois elas exigiriam mais espaço para sua ramagem. No entanto, os dados de pesquisas mostram que quando se aumenta as distâncias entre plantas, os ramos se bifurcam mais, em secundários e terciários, provocando a compactação das plantas mais rapidamente. Ao contrário, quando se reduz as distâncias, as plantas se tornam mais esguias e ocorre uma certa “correção” na arquitetura, que favorece a abertura da ramagem, influindo na própria floração e frutificação, que se tornam mais uniformes. Ressalta-se que, nesse caso, usando a distância de 0,5 m entre plantas, sempre é preciso ter o cuidado de conduzir uma só haste por planta.
Em função das observações aqui efetuadas, quando à melhoria na vegetação e produtividade de cafeeiros da cultivar Arara, em distâncias menores, recomenda-se que, em plantios com essa cultivar, devem se adotados espaçamentos em renque mais fechado, com distâncias próximas a 0,5m entre plantas na linha. O espaçamento na rua, entre linhas, estes vão depender do sistema de manejo desejado. Se com mecanização se utilizam de 3,5-4,0 m e se em adensamento de 2,5-3,0 m. Nas menores distancias de rua devem ser previstas conduções com poda safra zero, assim que necessário.

J.B. Matiello, S.R. Almeida, J.E. Pinto Paiva e L. Bartelega – Engs Agrs Fundação Procafé
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores