Colheita do arroz se encaminha para o fim e produção do RS tem queda de 1,2 milhões de toneladas

A colheita do arroz já atingiu 96% do total de área cultiva e os produtores estão encontrando uma queda significativa na produtividade. Só no estado do Rio Grande do Sul a produção deve cair 1,2 milhões de toneladas ficando em 7,3 milhões contra as 8,5 registradas na safra passada.
Segundo Alexandre Velho, presidente da Federarroz, as condições climáticas adversas e a diminuição de 7% na área cultivada foram as responsáveis por essa diminuição, que teve pelo menos um lado positivo ao ajudar os preços de venda se elevarem.
Mesmo assim, a situação dos produtores de arroz segue preocupante uma vez que os custos de produção giram na casa dos R$ 6.500,00 por hectare e as vendas não acontecem com patamares satisfatórios. Sendo assim, a tendência é que a área destinada ao cultivo do arroz siga diminuindo para os próximos anos.
Como novo presidente da entidade, eleito na manhã dessa quarta-feira (15), Velho destaca a importância de buscar novos locais de venda para que o produtor brasileiro não fique totalmente dependente do mercado interno e meios para que fique mais competitivo diante dos importados do Mercosul.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário
Arroz/Cepea: Leilões da Conab reduzem liquidez no mercado spot
Safra de grãos e oleaginosas da Ucrânia pode aumentar 4,5% em 2026, prevê sindicato
Feijão/Cepea: A: Compradores reduzem ritmo de negócios
China afirma que 74 variedades de milho e soja transgênicos passam em análise inicial
Produtor de MT registra ganho superior a 11 sacas por hectare com regulador de crescimento na soja
Novo regulador de crescimento aposta no equilíbrio da soja para elevar produtividade no campo