Aporte de US$ 2,00/bushel prometido por Trump aos produtores de soja nos EUA pode estimular plantio que já tinha sido descartado
Podcast
Entrevista com Vitor Belasco - Analista de Grãos da Informa Economics FNP sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Download

Nesta terça-feira (21), o mercado da soja teve uma queda em torno de 10 pontos nos principais vencimentos na Bolsa de Chicago (CBOT).
O dia começou com altas nos principais vencimentos em função do relatório de plantio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que confirmou o atraso substancial no andamento da safra dos grãos nos Estados Unidos. Contudo, no meio da sessão, houve uma reviravolta: a possibilidade de um anúncio de subsídio de US$2/bushel a ser oferecido pelo Governo norte-americano aos produtores do país.
Segundo Vitor Belasco, analista de grãos da Informa Economics FNP, essa medida pode ajudar os produtores a plantarem soja no país. Mesmo com atraso, os produtores podem arriscar plantar fora da janela adequada de plantio que os preços lhe serão garantidos.
Belasco destaca que ainda há tempo de aumentar a área de soja nos Estados Unidos, já que os atrasos são mais determinantes para o milho. 400 mil hectares que não serão plantados com o cereal ainda podem migrar para a soja - ou seja, o país poderá ter uma produção robusta da oleaginosa.
O Brasil, entretanto, segue afetado pelas questões relacionadas à guerra comercial entre China e Estados Unidos.
2 comentários
Soja recua em Chicago com safra dos EUA consolidando bom potencial; petróleo e óleo limitam perdas
Soja tem mercado físico firme no Brasil neste começo de agosto, com dólar em alta e Chicago voltando a subir
StoneX vê aumento de 0,76% na área de soja do Brasil em 26/27 e possível novo recorde
China compra mais 488 mil t de soja 26/27 dos EUA, informa USDA nesta 2ª feira
Soja/Cepea: Cotações recuam no fim de julho; médias são as maiores de 2026
Soja abre agosto em queda na Bolsa de Chicago com clima favorável nos EUA e pressão do petróleo
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Penso, como agricultor que sou, que, de última hora, não tem como mudar de cultura... só se a coisa já está planejada. Mudança de cultura significa troca de insumos, jogar fora os nitrogenados aplicados, achar a semente correta para a época. Principalmente em latitudes altas, onde, a cada semana, muda a variedade
Beline Chaves Dourados - MS
O que impede a China de elevar as tarifas sobre a soja bem acima dos 25%?