Pesquisador da Embrapa diz que agricultura sem glifosato pode sofrer retrocesso na preservação ambiental
Podcast
Entrevista com Dionísio Gazziero - Pesquisador Embrapa Soja Londrina/PR sobre o Uso do glifosato na agricultura
Download

Há uma consulta pública em andamento que visa ouvir a comunidade a respeito do uso do glifosato. Sendo assim, o Notícias Agrícolas conversou com Dionísio Gazziero, pesquisador da Embrapa Soja Londrina/PR, para que ele trouxesse alguns apontamentos a respeito do uso desse produto.
Existe, também, uma campanha mundial sobre as consequências do uso do glifosato, embora, até então, ele tenha se mostrado um produto seguro.
Para Gazziero, a consulta pública é um mecanismo importante para que a sociedade possa se manifestar. E, dentro disso, ele aponta que é uma oportunidade também para que o setor agrícola se manifeste a respeito do uso do herbicida.
Ele ressalta que o glifosato é intensamente utilizada no mundo inteiro e que seu funcionamento auxilia qualquer tipo de agricultura. No Brasil, ele é auxiliar do modelo de plantio direto.
O Ministério da Saúde, como lembra Gazziero, diz que o produto é seguro. Essa avaliação também existe em outros países. Para ele, portanto, existe uma grande polêmica para retirar um produto que, até o momento, não tem nada contra ele.
A única questão é que, no controle de algumas ervas daninhas, ele não é mais suficiente sozinho. Entretanto, a aplicação do glifosato pode ser essencial para o controle de erosões.
Para participar da Consulta Pública nº 613 /2019 , sobre o uso do glifosato, clique aqui
0 comentário
Arroba do boi gordo perde força; soja cede forte em Chicago e millho tem boas altas na B3
Soja perde força e fecha com baixas de dois dígitos em Chicago nesta 4ª feira; atenção às chuvas no Corn Belt
Anec reduz projeção de exportação brasileira de soja em abril, mas ainda vê recorde
Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 4ª feira, de olho em chuvas esperadas para os EUA
Soja sobe quase 1% em Chicago acompanhando óleo e atraso de plantio nos EUA
Conab aponta colheita da soja em 88% no Brasil com chuva atrasando avanços em RS, PR e MS
