“Setor sucroenergético vive crise técnica”, afirma José Paulo Stupiello, da STAB
O setor canavieiro já enfrentou muitas crises, mas uma das principais, que poderia influenciar positivamente e resolver muitos gargalos do segmento, não recebe a devida atenção. “É preciso investir em mão de obra para garantir um futuro bom para a cana-de-cana e, assim atender com sustentabilidade à demanda futura”, diz o presidente nacional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), José Paulo Stupiello.
“Nosso problema não é só falta de dinheiro, preço de açúcar, nós não temos mão de obra capacitada. Vivemos uma crise técnica. É preciso treinar as pessoas, assim como a Copersucar fez na década de 70”, ressalta Stupiello, reforçando “Como você pode ter um bom resultado se não tem elementos preparados para isso?”.
Atuando no segmento canavieiro desde 1963, o engenheiro agronômico, formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), com doutorado em Tecnologia do Açúcar e do Álcool-Universidade de São Paulo (USP), é considerado um “dinossauro do setor”, sempre atento a todos os movimentos relacionados à cana. Devido a toda a sua contribuição para o crescimento da cadeia produtiva canavieira será homenageado na próxima terça-feira (23), durante a cerimônia de premiação Visão Agro Centro-Sul 2019 com o prêmio Hors Concours.
“Esta homenagem é uma das novidades da edição deste ano é uma honra ter como estreante o José Paulo Stupiello, uma das personalidades mais influentes do setor sucroenergético pelo seu conhecimento e originalidade”, afirmou Alex Ramos, diretor da VisãoAgro, organizadora do evento, que acontece no Hotel Beira Rio, em Piracicaba/SP.
“Fico feliz com o prêmio, embora ache que outras pessoas deveriam ganhar”, diz Stupiello, que aos 84 anos, ainda tem muita garra e entusiasmo para enfrentar muitos desafios pelo setor sucroenergético. “É uma homenagem merecida”, conclui Ramos.
Prêmio VisãoAgro Brasil
Criado em 2003, pelo jornalista Alex Ramos, o Prêmio VisãoAgro Brasil tornou-se um dos principais eventos sociais do setor agroindustrial nacional da cana-de-açúcar, reconhecendo pessoas, empresas e instituições que vêm ajudando a estabelecer os padrões de Qualidade e Competitividade deste que é um dos principais segmentos econômicos do país. Ao longo de suas últimas edições (às quais se somou à edição Centro-Sul, a partir de 2007, intitulado Visão Agro - Centro-Sul), o evento foi prestigiado por um público qualificado, tendo homenageado cerca de mil empresas e 300 personalidades do setor sucroenergético.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY