Semana de chuvas intensas e temperaturas em queda para o RS e parte de SC: massa de ar frio enfraquece e reduz risco de geadas

Publicado em 22/07/2019 12:57
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Trimestre Agosto/Setembro/outubro deve registrar chuvas acima do normal para os estados do Sul do país, mas com distribuição irregular

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download
 

LOGO nalogo

As previsões climáticas indicam precipitações intensas e queda nas temperaturas no estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. A massa de ar frio deve enfraquecer e reduzir os riscos de geadas devido as incidência de chuvas. Além disso, a distribuição das chuvas no sul do País deve ser irregular.

De acordo com o Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mamedes Luiz Melo, a aproximação de uma massa de ar frio vai originar uma frente fria que aumentará a incidência de chuvas no sul do país. “Essa condição climática deve ficar mais concentrada no Rio Grande do Sul e especialmente essa área de fronteira entre o Uruguai e a Argentina”, afirma.

O meteorologista destaca que as temperaturas devem permanecer baixas no rio Grande do Sul. “A região terá uma constância nas chuvas e isso vai fazer com que as temperaturas na madrugada não se elevem tanto assim. Então, não terá esse impacto grande devido à massa de ar frio”, comenta.

Por outro lado, na região central do país e no nordeste não há previsões de precipitações para os próximos dias. “Podem acontecer chuvas bem pontuais, mas será algo bem insignificante e os modelos climáticos não conseguem identificar isso. Além disso, a conseqüência disso é a umidade ficará abaixo, o que é comum neste período”, ressalta.

Para o próximo trimestre, o instituto aponta que deve registrar um volume de chuvas acima da média para os estados ao sul do País. “Nós sabemos que o El Niño mesmo fraco continua atuando, mas já está indo embora e isso faz com que os dois extremos do Brasil tenham um sinal desse fenômeno”, pontua.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário