China x EUA: Acordo final vai ser difícil e demorará muito a acontecer, diz economista
Podcast
Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre o Mercado da Soja
Download

Nesta terça-feira (30), o Notícias Agrícolas conversou com Roberto Dumas Damas, economista e professor do Insper, a respeito dos rumos que serão tomados pelo mercado após a retomada de conversas entre China e Estados Unidos.
Uma reunião com líderes de ambos os países está agendada em Xangai, na qual eles devem realizar uma nova rodada de negociações. Contudo, as expectativas para essa nova reunião são tímidas.
Isso, segundo Damas, se dá porque o problema começou como algo comercial, passou para a área de tecnologia e depois, para a segurança nacional. Sendo assim, chegar a um acordo final é bastante difícil.
Ele avalia que, eventualmente, Donald Trump possa jogar alguma cortina de fumaça, mas a tendência é que a questão da economia mundial piore diante dessa situação, bem como a negociação em si.
Ainda há a expectativa de que os chineses possam rolar essas negociações até as eleições de 2020, quando os Estados Unidos irão votar novamente para presidente.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Soja/Cepea: Negócios iniciam dezembro em ritmo lento; produtor segue atento ao clima
China deve importar recorde de soja em 2025 com compras do Brasil e trégua comercial dos EUA
Soja inicia nova semana operando em queda na Bolsa de Chicago, com janeiro abaixo dos US$ 11
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas