Após geadas e seca, apenas 54% do trigo no Paraná está em boas condições
Podcast
Entrevista com Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral sobre o Panorama do Trigo no Paraná
Download
O último boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná aponta que a colheita do trigo já começou no estado, 1% da área colhida até a última segunda-feira (19).
De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as primeiras áreas do estado já estão colhendo e os trabalhos devem se intensificar durante setembro e outubro para atingir a produção estimada de 2,7 milhões de toneladas.
Godinho destaca ainda que as geadas deste inverno, aliadas ao tempo seco dos últimos dias, foram responsáveis por reduzir a qualidade das lavouras de trigo no Paraná. Nos últimos dados levantados pelo departamento, apenas 54% das áreas apresentavam boas condições, contra 37% médias e 9% ruins, um índice menor do que a média dos últimos anos.
Quando olha para o mercado, o produtor paranaense já vendeu 6% da atual safra e encontra preços estáveis, nos mesmos patamares de 2018, devido a essa incerteza sobre a atual safra que deve ter problemas no Paraná, mas se desenha positiva no Rio Grande do Sul e na Argentina.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.
0 comentário
Feijão e legumes puxam alta de alimentos essenciais em junho no Brasil, aponta estudo
Feijão/Cepea: Maior oferta pressiona carioca; preto segue mais estável
Mercado de defensivos para arroz irrigado movimenta US$ 262 milhões, com ligeira queda frente à safra anterior
Arroz/Cepea: Oferta restrita sustenta altas, mas chuvas limitam negociações
Alta umidade dos grãos limita avanço maior da colheita do milho no Paraná, alerta Deral
Grupo Labhoro: Mais do que área, próxima safra será definida pela tecnologia e qualidade das decisões