Cascavel/PR vai precisar replantar 22% da área já semeada com soja e falta de água já impacta outros setores
Podcast
Cascavel/PR vai precisar replantar 22% da área já semeada com soja e falta de água já impacta outros setores
Download
Os produtores de Cascavel no Paraná enfrentam extremas dificuldades para dar seguimento à safra de soja 2019/20. Até o momento, apenas 65% da área já foi semeada e 22% dela certamente terá que ser replantada, uma vez que a falta de chuvas impossibilitou a germinação e emersão das sementes.
Segundo o diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR, Modesto Félix Daga, a busca por novas sementes e insumos para os replantios já está acontecendo, mas ainda não é possível concluir os trabalhos devido à falta de chuvas, que já impacta no abastecimento dos rebanhos animais e ameaça fechar industrias da região.
Diante disso, Daga recomenda cautela ao produtor e aconselha para que o restante da semeadura só aconteça após a confirmação das precipitações e o solo obter a umidade necessária.
Como a janela ideal para o cultivo da soja vai até o final de novembro, as preocupações ficam por conta do aumento nos custos de produção e das perspectivas para a segunda safra de milho em 2020, que já teve sua janela de plantio prejudicada.
Outra ação em que o produtor deve ter cuidado neste momento é com a comercialização e o fechamento de vendas futuras. Isso porque, as oportunidades que surgem na região são para entrega da soja em fevereiro, e de acordo com o diretor, não é possível garantir que as lavouras já vão estar finalizadas dentro deste prazo.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto