Imea aponta que milho vai continuar em alta durante 2020; preços no MT já ultrapassam R$ 40
Podcast
Entrevista com Daniel Latorraca Ferreira - Superintendente do Imea - Cuiabá/MT sobre o Mercado do Milho no Mato Grosso
Download
As cotações do milho em Mato Grosso atingiram o patamar dos R$ 40,00 nas praças de Campo Verde e Primavera do Leste, segundo levantamento divulgado pelo IMEA. Um patamar histórico, que se justifica pela escassez do produto no principal produtor do cereal de segunda safra no país.
Para entender melhor essa situação, o Notícias Agrícolas foi ouvir o superintendente do Imea, Daniel Latorraca Ferreira, que destacou a tendência de que a demanda pelo cereal siga em alta, assim como as cotações para venda do milho. Ao que tudo indica, o produtor deve ter mais um ano positivo neste 2020.
Dados divulgados no último boletim do Imea dão conta de que 99,4% do milho colhido em 2019 já foi negociado no Mato Grosso, o que gera uma escassez do produto no mercado estadual. Já para a próxima safra, que deve começar a ser plantada nas próximas semanas, os produtores mato-grossenses já venderam 56,88% da produção.
Este momento de baixa disponibilidade, aliado à alta demanda por exportações e produção de etanol de milho no estado, prometem manter as cotações em alta mesmo quando o volume da safrinha começar a entrar no mercado em julho.
A expectativa do Imea é que sejam cultivados 4,97 milhões de hectares com milho segunda safra e o ciclo se encerre com uma produtividade de 106 sacas por hectare, totalizando uma produção de 31,6 milhões de toneladas.
Confira a entrevista completa com o superintendente do Imea no vídeo.
0 comentário
Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões
B3 realiza lucros nesta sexta-feira, mas acumula valorização semanal para o milho
Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil