Goiás começa a colher a soja e espera aumentar produção em 5%; janela da safrinha está curta

A colheita da soja já começou em Goiás, principalmente na região sudoeste e nas áreas irrigadas, que foram plantadas primeiro. Após dificuldades no plantio, o clima se regularizou e garantiu um bom desenvolvimento para as lavouras goianas.
Segundo o analista técnico do IFAG (Instituto para o Fortalecimento da agropecuária de Goiás), Leonardo Machado, a expectativa é que o estado supere o patamar de 12 milhões de toneladas de soja, acrescendo 5% na produção registrada na safra passada.
Outra mudança deste ciclo foi na estratégia de comercialização do produtor goiano, que já vendeu 45% desta próxima produção na busca por negociar o maior volume possível antes da assinatura do acordo comercial de Fase 1 entre China e Estados Unidos na última quarta-feira (15).
Milho
Já para a segunda safra as preocupações são maiores, uma vez que a janela ideal de cultivo vai ficar bastante apertada. A recomendação de Machado é que o produtor avalie bem o risco do cultivo do cereal, que deve ter área maior do que 1,5 milhões de hectares.
Confira a entrevista completa com o analista técnico do IFAG no vídeo.
0 comentário
Soja cai em Chicago nesta 6ª feira, realizando lucros após disparada na sessão anterior
Prêmios de mais de 100 pts e alta de quase 2% em Chicago puxam preços e negócios com a soja no Brasil
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA
Preços da soja caem em Chicago, mas alta do dólar mantém equilíbrio no mercado brasileiro
Soja busca sustentação em Chicago nesta 4ª, com suporte do farelo, de olho no clima e no cenário externo