China mantém taxa de empréstimo LPR pelo segundo mês seguido em janeiro

XANGAI (Reuters) - A China deixou inalterada sua taxa de empréstimo referencial pelo segundo mês seguido nesta segunda-feira, depois que o banco central decidiu não alterar os custos de empréstimos de médio prazo mais cedo neste mês.
A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) <CNYLPR1Y=CFXS> foi mantida em 4,15% em relação à fixação do mês anterior. A LPR de cinco anos <CNYLPR5Y=CFXS> permaneceu em 4,80%.
Pesquisa da Reuters na semana passada mostrou que os mercados financeiros da China estavam praticamente divididos sobre se a taxa de empréstimo referencial seria reduzida neste mês, em mais uma tentativa de sustentar a economia, ou se seria mantida.
As visões mistas se deram porque o Banco do Povo da China injetou novos fundos através de seu instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) no sistema bancário na semana passada, mas deixou os juros inalterados.
A MLF, uma das principais ferramentas para gerenciar de maneira flexível a liquidez de longo prazo no sistema bancário, serve agora como guia para a nova LPR.
(Reportagem de Winni Zhou e David Stanway)
0 comentário
FMI eleva projeção de crescimento global em 2026 com boom de IA
FMI reduz projeção para expansão do Brasil em 2026 em meio à política monetária restritiva
Minério de ferro cai por preocupações com setor imobiliário na China
UE se mobiliza para evitar tarifas de Trump sobre Groenlândia e prepara retaliação
Ações da China se mantêm estáveis após dados econômicos fracos
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal