Previsão de Safra em SP: cana e laranja estabilizam, grãos devem ter aumento de produção e produtividade

Publicado em 06/02/2020 13:10

As estimativas finais da safra 2018/19 para a cultura da cana-de-açúcar apontam uma produção de 435,3 milhões de toneladas, montante 1,6% menor que o obtido na safra anterior. Com pequena oscilação (+0,2%), a área cultivada atingiu 6,2 milhões hectares, o que comprova que os produtores optaram pela redução nos investimentos na renovação dos canaviais e plantio de áreas novas, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).

O levantamento realizado em novembro, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), consiste na coleta e sistematização dos dados dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Através deste inquérito verificou-se que as regiões de Andradina, Araraquara, Barretos, Catanduva, Jaboticabal, Jaú, Orlândia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto constituem um importante polo canavieiro, concentrando nesta safra uma área total plantada (produção e nova) de 3.148 mil hectares, correspondendo a aproximadamente 51% da área e produção de cana-de-açúcar, afirmam os pesquisadores do IEA.

Para a cultura da laranja, a estimativa final da safra 2018/19 é de 335,4 milhões de caixas de 40,8 kg (13.686,4 mil toneladas), volume 5% superior ao obtido na safra 2017/18. Esse volume contabiliza a quantidade destinada ao mercado e à indústria, as caixas perdidas no processo produtivo e na colheita, bem como os frutos provenientes de pomares não expressivos economicamente.

Quanto à área total plantada, nota-se estabilidade (-0,1%), embora se registre expectativa de crescimento em áreas onde as plantas ainda não estão em fase de produção. Observa-se também a continuidade do processo de erradicação de plantas que apresentam problemas fitopatológicos, principalmente cancro cítrico e HLB (greening). A área ocupada com pomares de laranja é 454,8 mil hectares, correspondendo a 182 milhões de plantas, sendo ao redor de 90% aptas para produção.

Safra de Verão

As previsões iniciais de área e produção para a safra paulista 2019/20 de grãos (primeira safra ou safra de verão) indicam ligeiro aumento de 0,4% na produção, com previsão de ultrapassar 6,7 milhões de toneladas, e de produtividade média, sendo esperado ganho de 0,5%.

Para a cultura de amendoim, a estimativa preliminar aponta aumento de 2,1% da área plantada em comparação com a soma das áreas correspondentes às safras das águas e da seca anteriores, alcançando 144,2 mil hectares; e de produção (+24,1%), comparativamente à safra agrícola anterior, por conta do aumento de 21,6% na produtividade da terra.

A expectativa de produção recorde de grãos no País para este ciclo agrícola não deve ser observada no milho primeira safra paulista. A estimativa de novembro aponta queda de 7,8% na área destinada à cultura em comparação com a safra 2018/19. Produção e produtividade também apresentam taxas negativas, 10,7% e 3,2%, respectivamente. Contudo, estes resultados podem ter sido influenciados pelo atraso do plantio da soja, com isso, podem sofrer alteração nos próximos levantamentos.

No último ciclo agrícola (2018/19), a área de soja no Estado de São Paulo superou a marca de 1 milhão de hectares, com crescimento constante e com tendência ascendente. O levantamento de novembro aponta pequena oscilação na área (-1,1%); em compensação, espera-se um aumento de 8,2% na produção, em virtude da produtividade maior (+9,4%), passando de 3.025 kg/ha para 3.309 kg/ha, resultante da recuperação dos níveis de produtividade.

Café em ciclo de alta

A primeira estimativa da safra de café 2019/20 no Estado indica forte expansão na quantidade a ser colhida. Cotejando-se com a safra anterior, quando foram colhidas 4,4 milhões de sacas de 60 kg beneficiadas (ciclo de baixa), a atual deverá superar as 5,6 milhões de sacas (337,5 mil toneladas); ou seja, incremento de 27,4%, com um rendimento 27,1% superior frente ao ano anterior. Como esse resultado é preliminar, dois fatores podem contribuir para o incremento nos números: as condições climáticas, que têm sido favoráveis à lavoura, e a cotação em alta nos últimos meses, que favorecem o aumento no uso de insumos de produção cujo resultado poderá elevar a produtividade.

A região de Franca, que exibe elevada amplitude de variação do ciclo bienal, aparece neste levantamento com colheita estimada de 2,3 milhões de sacas nos 68,0 mil hectares cultivados com a rubiácea, representando produtividade média de 33,9 sc./ha, a mais elevada do estado e quiçá a maior frente a todos os demais cinturões cafeeiros de arábica do país. A região de São João da Boa Vista, vice-líder em produção de café do Estado, deverá colher 1,3 milhão de sacas, exibindo expansão frente à safra anterior de 13,9%. Com elevado potencial de crescimento da produção, segue a região de Marília, com estimativa de colheita de 523 mil sacas (aumento de 52,6%), mas distante da produtividade francana, colhendo média de 25 sc./ha.

Confira neste levantamento, mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, referentes às previsões iniciais para a safra 2019/20 de grãos e para as culturas da batata das águas, banana, café, seringueira e das uvas e as estimativas finais para cana-de-açúcar, laranja e demais culturas que tiveram suas safras encerradas em levantamentos anteriores. O recurso permite que ao usuário realizar consultas relativas à área, produção, produtividade e localização das principais atividades agropecuárias desenvolvidas no Estado de São Paulo. Experimente aqui.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e gráficos com informações sobre as demais culturas acompanhadas neste levantamento, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário