Exportações de carne de frango dos EUA cresceram meio por cento em 2019
Embora tenham registrado expansão no bimestre final do ano, as exportações de carne de frango dos EUA completaram 2019 com incremento pouco superior a meio por cento.
Em termos bimestrais, o maior volume do exercício passado foi registrado exatamente no 6º bimestre (novembro/dezembro). Mas isso não foi suficiente para eliminar a forte desaceleração registrada no segundo semestre. Dessa forma, enquanto na primeira metade de 2019 o volume exportado aumentou quase 7,5%, na metade seguinte apresentou expansão pouco superior a 1%. Daí o incremento, no ano, de apenas 0,57%.
Notar pelo gráfico abaixo, à direita, que - excetuado o período (2015/16) de retração devido ao surto de Influenza Aviária ocorrido nos EUA – as exportações de carne de frango dos EUA permanecem em quase absoluta estabilidade.
Assim, desconsiderado o biênio citado, em nove anos alcançaram volume médio de próximo de 3,2 milhões de toneladas, com variações máximas de 4% abaixo e acima dessa média. Por sinal, os pouco mais de 3,2 milhões de toneladas de 2019 não estão muito acima do alcançado 10 anos antes, em 2009.
0 comentário
China amplia interesse por proteínas brasileiras e mercado acompanha avanço das negociações
Brasil e China reforçam parceria estratégica e avançam em protocolo para exportação de miúdos suínos
Estado aposta em incentivos e sanidade para ampliar competitividade da avicultura em MS
Cooperativas de SC superam R$ 105 bilhões e aceleram crescimento em 2025
Suinocultura do RS tem potencial para ampliar biogás e reduzir até 255 mil toneladas de CO₂
Avicultura de corte cresce, mas perde eficiência e mantém rentabilidade negativa