Usinas do CS reduzem vendas de etanol em janeiro em 5,5%; importação soma 177,7 mi l

As vendas de etanol pelas usinas do centro-sul do Brasil caíram 5,5% em janeiro na comparação anual, para 2,5 bilhões de litros, em momento de entressafra na principal região produtora do país, que também tem recebido volumes importados, apontou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
No primeiro mês do ano, as usinas comercializaram 1,75 bilhão de litros de etanol hidratado (usado diretamente nos carros), o que representou uma queda anual de 4,3%, e venderam cerca de 735 milhões de litros de anidro (misturado à gasolina), com recuo de 6,3%.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que tem ocorrido o "funcionamento natural do mercado, com preços direcionando as relações de oferta e demanda".
Mas ele ponderou que o consumo em janeiro deve ser melhor avaliado após a publicação dos dados de vendas de combustíveis pelas distribuidoras.
"As informações de vendas das unidades produtoras oferecem uma primeira indicação da dinâmica do mercado, mas é preciso avaliar o movimento de estoque no elo de distribuição ou mesmo de outros comercializadores ao longo da cadeia do etanol", comentou a associação.
Além da produção de etanol de milho e dos estoques nas usinas, a oferta do biocombustível na entressafra ganhou reforço da importação de 177,72 milhões de litros no mês de janeiro, disse a Unica, citando dados da Secretaria de Comércio Exterior.
Do total importado no mês, 95,76 milhões de litros foram registrados em portos do centro-sul.
Levantamento da Unica indica que nesta entressafra estão em operação na região duas unidades processadoras de cana-de-açúcar e outras dez produtoras de etanol a partir do milho, sendo três dedicadas exclusivamente a esta matéria-prima.
O etanol produzido a partir do milho representou 94% da fabricação do biocombustível na 2ª quinzena de janeiro, totalizando 95,37 milhões de litros no período, disse a Unica.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025