Preços no atacado caem e IGP-10 tem ganho de 0,01% em fevereiro, diz FGV

Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do atacado caíram e o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) desacelerou para registrar variação positiva de 0,01% em fevereiro, depois de subir 1,07% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, caiu 0,19% em fevereiro, depois de avanço de 1,38% no mês anterior.
Os Bens Finais -- que passaram de alta de 1,68% para queda de 1,36% -- se destacaram na leitura do mês, arrefecendo devido à queda de 3,39% no subgrupo alimentos processados, que haviam subido 2,93% em janeiro.
Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, passou a subir 0,43% no período, contra alta de 0,51% em janeiro.
A desaceleração do IPC é resultado da menor pressão do grupo Alimentação, cujo avanço foi de 1,96% em janeiro para 0,34% em fevereiro. A queda de 4,49% das carnes bovinas, que haviam registrado avanço de 8,78% no mês anterior, foi responsável pelo movimento do grupo.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) subiu 0,43% em fevereiro, de alta de 0,24% no mês anterior.
O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$54 milhões em julho até dia 10, diz BC
Governo passa a ver inflação acima de 5% em 2026