Ibovespa recua com receios sobre efeito do coronavírus na economia global

Publicado em 18/02/2020 19:08

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, conforme o surto de coronavírus na China continua ditando volatilidade nos mercados, em meio a dúvidas ainda sobre o efeito na atividade econômica global.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,29%, a 114.977,29 pontos. No pior momento, chegou a 113.535,04 pontos. O volume financeiro do pregão somou 20,2 bilhões de reais.

Um alerta da Apple na noite de segunda-feira de que não vai cumprir sua estimativa de receita deste primeiro trimestre por causa do coronavírus foi a senha para minar o sentimento de agentes financeiros já ressabiados.

Em nota a clientes, o Goldman Sachs destacou que o alerta lembrou investidores de que o surto pode afetar negativamente os lucros das empresas de fora da China "de maneira significativa - pelo menos a curto prazo".

Nos Estados Unidos, o S&P 500 fechou em queda de 0,29%, enquanto o Dow Jones perdeu 0,56%. O Nasdaq, por sua vez, subiu 0,02%.

A equipe do BTG Pactual destacou que ainda incerteza sobre qual o impacto econômico que haverá globalmente com o surto de coronavírus, como também quanto tempo o governo chinês ainda vai demorar para controlá-lo.

"Avanços existem, porém todos ainda estão bem cautelosos sobre o assunto", citou em nota da área de gestão do banco, lembrando que, nos atuais patamares das bolsas globais, há necessidade de crescimento econômico.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 1,14%, seguindo o viés negativo no exterior. No setor, GERDAU PN, que divulga balanço antes da abertura da bolsa na quarta-feira, cedeu 0,87%.

- BANCO DO BRASIL ON teve elevação de 0,96%, em sessão mista entre os bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN subindo 0,42% e BRADESCO PN caindo 0,37%. BTG PACTUAL UNIT caiu 3,04%.

- TOTVS ON perdeu 1,34%, após alta de 7,75% na véspera, tendo também no radar corte de recomendação nos papéis pelo JPMorgan para 'neutra', embora o preço-alvo tenha sido elevado para 89 reais ante 75 reais.

- PETROBRAS PN subiu 1,33%, conforme o declínio dos preços do petróleo no mercado externo perdeu força durante a sessão.

- MARFRIG ON disparou 7,34%, na quarta alta seguida, com investidores na expectativa de resultados do quarto trimestre, previstos para a quarta-feira, após o fechamento.

- MULTIPLAN ON subiu 1,87%, após superar previsões de lucro e Ebitda no quarto trimestre, refletindo um mix de aumento de receitas, controle de custos e redução de espaço vago em seus shopping centers.

- ELETROBRAS ON ganhou 5,95%, após o secretário de desestatização, Salim Mattar, dizer que o modelo de negócios da privatização da elétrica será concluído nos próximos dias, permitindo sua capitalização em 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário