Fluxo cambial fica negativo em US$1,82 bi entre 10 e 14 de fevereiro--BC

O Brasil voltou a perder dólares na semana passada, com o fluxo cambial ficando negativo em 1,820 bilhão de dólares, puxado pela conta financeira numa semana em que a escalada da moeda a sucessivos recordes forçou o Banco Central a intervir no mercado depois de um ano e meio.
As operações financeiras --que incluem empréstimos externos, remessas de lucros e dividendos e recursos para portfólio, entre outros-- tiveram saldo negativo de 1,442 bilhão de dólares na semana entre 10 e 14 de fevereiro, segundo dados do BC divulgados nesta quarta-feira.
O fluxo cambial comercial --câmbio contratado para exportação menos importação-- teve déficit de 378 milhões de dólares.
Com o mau desempenho da semana passada, o superávit de fevereiro caiu de 3,698 bilhões de dólares para 1,878 bilhão de dólares. Um ano antes, o resultado era positivo em 6,697 bilhões de dólares.
No acumulado de 2020, o fluxo cambial mostra sobra de 1,494 bilhão de dólares, ainda assim resultado bem abaixo do de um ano antes (+6,752 bilhões de dólares).
Nesta quarta, o dólar à vista <BRBY> subia 0,35%, a 4,3733 reais na venda, a caminho de novo recorde histórico nominal para um fechamento.
(Por José de Castro)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$54 milhões em julho até dia 10, diz BC
Governo passa a ver inflação acima de 5% em 2026
Ações europeias avançam com recuperação do setor de luxo mesmo com persistência dos riscos de guerra