INTL FCStone estima safra brasileira 2020 em 65,1 milhões de sacas de café

A consultoria INTL FCStone estima que a safra brasileira de café deste ano deve atingir 65,1 milhões de sacas de 60 kg, para uma produtividade média de 34,5 sacas por hectare. "As condições das lavouras brasileiras correspondem à expectativa para um ano com bienalidade positiva para grande maioria do parque nacional", informam na pesquisa os analistas Fernando Maximiliano e Glenio Caetano.
O mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta a safra brasileira 2020 entre 57,15 milhões e 62,02 milhões de sacas, aumento de 25,8% em comparação ao volume colhido na temporada anterior.
Segundo a FCStone, os níveis de ataques de pragas e doenças observados foram considerados leves. Pragas como a broca nem foram calculados nos estudos, pois os níveis de ataque foram considerados insignificantes nas áreas visitadas.
"De todas a regiões visitadas, o parque cafeeiro no cerrado foi o único que apresentou problemas e que deve ter impacto na produção de 2020/21", observam os analistas.
A produção de café arábica nacional é estimada em 47,1 milhões de sacas, das quais 18,3 milhões de sacas terão origem no sul de minas; 7,9 milhões na região das matas de Minas e 6,4 milhões na região do Cerrado mineiro. As outras regiões somadas devem totalizar uma produção de 14,5 milhões de sacas.
Já a produção brasileira de café robusta deve totalizar 18 milhões de sacas, sendo 12,2 milhões de sacas com origem no Estado do Espírito Santo, 3 milhões de sacas de Rondônia e 2,2 milhões de sacas produzidas no sul da Bahia. Outros totalizam 0,6 milhões de sacas de robusta.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade