AgRural: colheita de soja atinge 31% da área ante 45% em igual período de 2019

São Paulo, 24 - A colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira, 20, um total de 31% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa atraso ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 45% da área, mas está em linha com a média de cinco anos. Na comparação semanal, a área colhida avançou 10 pontos porcentuais.
De acordo com a consultoria, Mato Grosso segue liderando os trabalhos de campo, mas outros estados começam a ganhar ritmo. "Com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tiveram bom avanço na semana passada, a despeito das chuvas", informa a AgRural em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
No relatório semanal, a AgRural destaca que o Estado do Rio Grande do Sul ainda inspira cuidado. "Parte significativa da safra de soja do Estado está enchendo grãos sob tempo quente e seco e isso aprofundará as perdas de produtividade já indicadas pela AgRural em suas estimativas de safra de janeiro e fevereiro", alerta a consultoria.
Nos demais Estados, que tiveram atraso no plantio, a consultoria ressalta que as chuvas que têm ocorrido são favoráveis às lavouras. "E tendem a melhorar a produtividade de diversos Estados, ainda que possam atrapalhar a colheita em algumas áreas", afirma a AgRural.
A AgRural estima que a produção de soja do País na safra 2019/20 deve atingir recorde de 125,6 milhões de toneladas. A projeção será atualizada na primeira quinzena de março.
0 comentário
Colheita de soja gaúcha avança para 85% da área cultivada com tempo seco, diz Emater
Preços da soja acumulam até R$ 5/sc de queda no Brasil com baixas fortes em Chicago e dólar fraco
Exportação de soja brasileira quebra recorde de 5 anos em abril, diz Secex
Soja intensifica baixas em Chicago com pressão do óleo e julho já perde os US$ 11,90
Soja ainda recua em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando derivados e petróleo
Famato: El Niño poderá influenciar projeção da safra 2026/27 de soja em Mato Grosso