Modelos apontam chuvas para o RS apenas depois do dia 10; volumes devem ficar mais baixos no Centro-Oeste nesta semana

Publicado em 02/03/2020 12:29
Naiane Araújo - Meteorologista do INMET
Mapas não apontam chuvas irregularidades para o Rio Grande do Sul nos próximos dias, situação é crítica para reta final do desenvolvimento da soja no estado

Podcast

Entrevista com Naiane Araújo - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A falta de chuva na Rio Grande do Sul continua preocupando produtores de soja de todo o estado. As previsões do tempo não indicam chuvas para a próxima semana em nenhuma área do estado e já há perdas significativas na produtividade na safra 2020/21 de soja. 

O produtor de soja do Rio Grande do Sul sofre com as irregularidades das chuvas desde o início do ano. Segundo meteorologistas, as frentes frias até se formam na região, mas passam de maneira muito rápida e acabam levando as chuvas para outras regiões. Além do canal de umidade em atuação nas demais regiões, uma massa de ar frio também impedem novas chuvas.

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta a tendência de retorno das chuvas para o sul do país a partir do dia 7 de março, mas ainda com volumes baixos.  De acordo com o modelo, neste período os volumes tendem registrar até 25 milímetros de precipitação. Durante este período, a tendência é que as chuvas continuem mais intensas no norte do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA
 

Já para o Centro-Oeste a situação é oposta e volumes expressivos de chuva vem sendo registrados desde o final de semana, a tendência é que continue chovendo na região e no Sudeste, porém em volumes mais baixos no Mato Grosso - área de produção agrícola onde os trabalhos de colheita estão atrasados devido ao excesso de chuvas. 

O modelo Cosmo aponta acumulados entre 20 e 40 milímetros de precipitação para o Mato Grosso nas próximas 24 horas. Ainda no Centro-Oeste também são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros em todo o Goiás. Já o Mato Grosso do Sul tende a continuar sem chuvas nos próximos dias, de acordo com o Inmet. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas, características do Verão em toda a região. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Inmet - 93 horas
Fonte: Inmet 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário