Índices europeus voltam a cair com temores sobre coronavírus

As ações europeias interromperam três dias de ganhos nesta quinta-feira, quando as preocupações com a escala de danos econômicos causados pelo surto de coronavírus superaram o otimismo em relação ao suporte de estímulos monetários.
Recursos básicos foi o setor com pior desempenho, já que várias mineradoras de peso, incluindo o BHP Group e a Rio Tinto, negociaram ex-dividendos. As duas ações perderam cerca de 6% e 7% no dia, respectivamente.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,4%, a 1.488 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,43%, a 381 pontos, depois que o número de mortos pelo surto aumentou para mais de 3,3 mil, com várias outras empresas realizando alertas de lucro devido a interrupções causadas pelo coronavírus.
Esperanças de estímulo de vários grandes bancos centrais para conter o impacto do surto estabilizaram o índice nesta semana, mas ainda havia dúvidas sobre se os bancos centrais seriam capazes de proteger completamente as grandes economias.
Os analistas esperam firmemente que o Banco Central Europeu reduza as taxas de juros em 10 pontos base na próxima semana.
"Em 10 pontos base, um corte na taxa de juros não faz quase nada para a economia. É mais um sinal para o mercado de que o BCE está pronto para agir e, além disso, provavelmente será acompanhado por uma mensagem de que eles estão analisando mais medidas direcionadas", disse Elwin de Groot, chefe de macroestratégia do Rabobank em Amsterdã.
As ações de turismo e lazer recuaram 2,9%, com o setor entre os mais atingidos pelo vírus.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,62%, a 6.705 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,51%, a 11.944 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,90%, a 5.361 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,78%, a 21.554 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,55%, a 8.683 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,20%, a 4.858 pontos.
0 comentário
Wall Street cai em meio à liquidação global por ameaças de tarifas de Trump sobre Groenlândia
Ibovespa renova recorde com apoio de blue chips e encosta em 166.500 pontos
Trump diz que não participará da reunião do G7 em Paris
Dólar sobe ante real em meio às tensões entre EUA e Europa
Taxas dos DIs acompanham Treasuries e sobem com ameaças de Trump à Europa
Lutnick espera que crescimento dos EUA no 1º trimestre seja superior a 5% e alerta UE contra retaliações