Mesmo com custos altos, suinocultor gaúcho garante boas margens de lucro

A suinocultura no Rio Grande do Sul vive bom momento neste começo do ano, após um primeiro bimestre com receita de exportação 71,4% maior do que no período no ano passado. De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, apesar dos custos de produção mais altos, os preços pagos no mercado interno e externo estão bons, e garantem margem de lucro confortável.
Conforme ele explica, em relação ao mesmo período de março do ano passado, o preço da saca de milho aumentou em 26% e o farelo de soja, 13%. "Os custos estão altos, mas o valor do suíno também subiu bastante, em torno de 28% em relação ao ano passado, no caso do suíno vivo independente, e a mesma proporção para o integrado", disse.
Entretanto, Folador recomenda que o suinocultor não se deslumbre com o bom momento, fazendo investimentos que podem não ser compensados no futuro.
"Em dois ou três anos, a China, que tem sido nosso maior comprador, vai se recuperar da Peste Suína Africana, e vai vir mais tecnificada, com mais produtividade. É preciso estar preparado para um futuro com demanda menor da China", afirma.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA