França vai mobilizar 100 mil policiais para reforçar bloqueio e manter população em casa
PARIS (Reuters) - A França mobilizará 100 mil policiais para garantir o bloqueio ordenado pelo presidente Emmanuel Macron com o objetivo de conter o surto de coronavírus, disse o ministro do Interior do país nesta segunda-feira, e postos de controle fixos serão instalados em todo o país.
"Fique em casa", disse o ministro do Interior, Christophe Castaner, acrescentando que multas de até 135 euros serão impostas a quem desrespeitar as restrições.
Em um discurso sombrio para o país, Macron disse que a partir do meio-dia de terça-feira (horário local) as pessoas deveriam ficar em casa, com exceções para comprar mantimentos, deslocamentos para o trabalho ou para atendimento médico.
Espanha adota estado de emergência devido ao coronavírus
MADRI (Reuters) - As ruas das cidades espanholas ficaram estranhamente silenciosas nesta segunda-feira, quando o silêncio só era interrompido por alto-falantes da polícia instruindo as pessoas a irem para casa, e os espanhóis passaram seu primeiro dia útil sob interdição decretada por causa da epidemia de coronavírus.
Os 47 milhões de habitantes do país estão sob uma interdição parcial desde a noite de sábado, só tendo permissão de sair de casa para trabalhar, comprar alimento e ir a uma farmácia ou hospital.
Mais de 1 mil soldados foram mobilizados em 14 cidades de toda a nação para ajudar a cumprir a interdição, orientando as pessoas a irem para casa a menos que tenham um bom motivo para estar fora. Especialistas do Exército borrifaram desinfetante nas estações de trem.
"Se os espanhóis levarem as medidas a sério, começaremos a ver resultados em cerca de três a quatro dias", disse o coordenador de emergências de saúde, Fernando Simon, a jornalistas, anunciando que o total oficial de mortes causadas pelo coronavírus subiu para 297 nesta segunda-feira e que há 8.744 casos confirmados de infecção.
A Espanha tem o quarto maior número de casos relatados de coronavírus no mundo, atrás de China, Itália e Irã.
O governo intensificou o isolamento do país mais um grau na tarde desta segunda-feira, quando o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, ordenou controles nas fronteiras terrestres.
Só espanhóis, estrangeiros que moram na Espanha, diplomatas, trabalhadores que atravessam a divisa e pessoas que podem justificar uma exceção de emergência poderão ingressar, disse.
Apoio fiscal da UE contra vírus chega a 1% do PIB, garantias serão de 10% do PIB--comunicado
BRUXELAS (Reuters) - Os ministros das Finanças da zona do euro disseram nesta segunda-feira que o bloco até agora implementou um impulso fiscal no valor de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para ajudar a economia a lidar com os efeitos da epidemia de coronavírus e prometeu fazer mais, se necessário.
"Até agora, decidimos por medidas fiscais de cerca de 1% do PIB, em média, para 2020 a fim de apoiar a economia", afirmou um comunicado conjunto divulgado ao final de uma videoconferência.
"Até agora, nos comprometemos a fornecer facilidades de liquidez de pelo menos 10% do PIB, consistindo em esquemas de garantia pública e diferimento de pagamentos de impostos", acrescentou o comunicado.
"Esses números podem ser muito maiores daqui para frente", acrescentou.
0 comentário
Dólar cai mais de 1% sob influência do exterior e do fluxo para a bolsa
Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser "grato"
Em almoço, aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda de Flávio
STOXX 600 fecha estável conforme Trump atenua retórica sobre Groenlândia
Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"
Brasil tem fluxo positivo de US$1,544 bi no ano puxado por entradas financeiras