Economia japonesa poderá despencar se demanda continuar caindo

A economia do Japão poderá despencar se o turismo e a demanda domésticos continuarem em queda, disse nesta quinta-feira o chefe do grupo de lobby do setor bancário do país, acrescentando que a economia tem sido atingida pelo coronavírus mais seriamente do que esperado.
A observação ocorreu à medida que os mercados de ações globais despencavam devido a preocupações com o coronavírus, que causou quase 9 mil óbitos em todo o mundo.
A terceira maior economia mundial encolheu 7,1% em comparação anual nos três meses até dezembro, mostraram dados revisados no início deste mês, mais do que a queda indicada pela leitura preliminar, de 6,3%.
"A situação é muito mais séria do que eu esperava no início do ano", disse Makoto Takashima, presidente da Associação Japonesa de Banqueiros e também da Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC).
"Se especialmente o turismo e a demanda domésticos continuarem em queda e afetarem o emprego, a economia japonesa poderá despencar."
Além das quedas no mercado de ações, os preços do petróleo também recuaram na quarta-feira, com os futuros da commodity dos Estados Unidos atingindo uma mínima de 18 anos, à medida que os governos em todo o mundo aceleravam os bloqueios para combater a pandemia de coronavírus.
Takashima alertou que os bancos japoneses precisarão se preparar para o aumento dos custos relacionados ao crédito, especialmente no setor de energia, se o preço do petróleo permanecer baixo.
0 comentário
Ações chinesas caem; índice do setor de tecnologia atinge mínima de mais de um ano
CBS para o produtor rural poderá ter alíquota de 4,52% na Reforma Tributária
Flávio Bolsonaro se autodeclara presidente eleito do Brasil e diz que vai liderar oposição dos EUA
Fed mantém juros inalterados enquanto aguarda “coleta de mais informações”
Dólar tem sessão volátil e fecha estável com noticiário político e exterior no radar
Ibovespa fecha com queda forte em novo capítulo de ajustes pós-eleição