Ovos: preços se elevam 15,8% no decorrer de março
Faltando poucos dias para o encerramento de março, o mercado de ovos mostra uma evolução de preços anormal em relação ao histórico do mês.
Nos últimos 12 anos o índice médio máximo alcança quase 7% de evolução no decorrer do mês e vai declinando no último decêndio, terminando o mês com índice positivo por volta de 1,6%.
Neste ano, os significativos aumentos de preços na segunda quinzena - motivado de um lado, pelo forte incremento no giro do produto no comercio varejista e, do outro, por uma dificuldade dos avicultores em atender a demanda existente - concorreram para expressivo distanciamento entre o índice atual e o padrão histórico.
Por ora, o índice se encontra levemente abaixo dos 16%, enquanto na média histórica não chega a 3%. Mesmo assim, o índice atual não tem nada de extraordinário já que em março de 2011, 2014 e 2017 se alcançou evolução máxima muito superior, de 25,6%, 21,3% e 17,5%, respectivamente.
0 comentário
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai