Peixe BR e associações estaduais reforçam urgência de medidas para combater crise na piscicultura
A piscicultura sente efeitos da redução do consumo de peixes em um período (quaresma) conhecido, historicamente, pelo aumento de até 40% no volume de vendas. A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) e as Associações Estaduais de Piscicultura reforçam a necessidade da implementação de medidas emergenciais para manutenção econômica da atividade neste momento delicado.
Em documento enviado ao governo federal na semana passado e reiterado hoje, as entidades da piscicultura pedem urgência em pelo menos duas medidas para que os prejuízos econômicos sejam minimizados em meio à crise. São elas:
- Liberação de recursos para custeio da piscicultura sem a necessidade do licenciamento ambiental para manutenção dos peixes nos viveiros enquanto o mercado não se normalizar.
- Suspensão imediata do PIS/COFINS da ração para amenizar as perdas. A alimentação representa entre 60% e 70% dos custos de produção e, portanto, pesa muito sobre o resultado econômico dos empreendimentos de peixes de cultivo.
0 comentário
Embarques de carne bovina reagem na terceira semana, mas ritmo de setembro ainda é 30% menor que em 2025
Lula diz que Uruguai cedeu ao Brasil parte da cota de exportação de carne bovina à China
Exportações de carne bovina recuam em agosto, mas acesso a nova quota dos Estados Unidos deve contribuir para amenizar efeitos China e UE
Brasil pode cumprir cota de carne bovina da China de 2027 até abril, avalia Abiec
Produção de carne bovina do Brasil deve cair 3,6% em 2027, prevê Conab
Brasil exporta 79,7 mil toneladas de carne bovina até a segunda semana de setembro