Brasil pode exportar volume recorde de soja de 13,5 mi t em abril, diz Safras & Mercado

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil pode registrar novo recorde mensal em abril, com a programação de navios apontando para embarques de cerca de 13,5 milhões de toneladas, o que superaria a máxima mensal vista em março, avaliou a consultoria Safras & Mercado em nota nesta quinta-feira.
Com a colheita de uma safra recorde, o Brasil tem contado com uma forte demanda da China, que deverá concentrar suas compras país no primeiro semestre, o que levará a um acumulado acima do normal no período, segundo a consultoria.
Em março, o Brasil exportou 13,31 milhões de toneladas de soja, acrescentando que de janeiro a abril o line-up aponta para 35,075 milhões de toneladas.
Já no segundo semestre, a China deverá focar suas compras de soja nos Estados Unidos, honrando acordo comercial assinado com os norte-americanos, projetou a consultoria.
"Naturalmente, isso deve levar a uma forte queda na demanda pela soja brasileira a partir de julho, contrastando com o cenário atual", disse o analista da Safras, Luiz Fernando Roque, em nota.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira