Emater/RS-Ascar auxilia no fornecimento e distribuição de alimentos da merenda escolar

Publicado em 17/04/2020 10:01

O Governo Federal garantiu, através da Lei 13.987, sancionada em 07 abril de 2020 e resolução 02, de 09 de abril de 2020, a distribuição de gêneros alimentícios para a merenda escolar, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para as famílias de estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Esse processo será deflagrado pelo poder público do RS, sendo que a Emater/RS-Ascar, como entidade articuladora das compras da agricultura familiar no Pnae, irá fazer a mediação entre os agricultores fornecedores de alimentos e as entidades executoras (secretarias municipais de Educação) e unidades executoras (Direção das escolas estaduais). Caberá à Instituição auxiliar os assessorados na elaboração dos calendários de distribuição, horário e logística de entrega, a partir das definições das entidades e unidades executoras, bem como orientar os agricultores fornecedores e as cooperativas e principalmente os transportadores de alimentos, acerca dos protocolos de biossegurança para entrega dos produtos, seguindo os informes da Emater/RS-Ascar. Além disso, a Instituição deverá atentar para a manutenção de entrega periódica de hortifrutigranjeiros, auxiliar as entidades e unidades executoras quanto à organização de logística de entrega, e auxiliar na execução ou organização de chamadas públicas, entre outros.

Em Guaporé, o poder público, através da Secretaria de Educação, com auxílio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), presidido por Jane Barato, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, realiza semanalmente, nos pátios das escolas, a entrega de kits com produtos para as famílias em vulnerabilidade social e que estão enfrentando mais dificuldades econômicas nesse período. No município, as atividades estão suspensas temporariamente até o dia 30 de abril.

“Com esse ato, todos os envolvidos mostram compreensão social e valorização daquilo que os agricultores familiares fazem diariamente, que é produzir alimento, que vai ajudar sobremaneira as famílias dos alunos”, diz Jane.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário