China vê importações de soja e carne suína maiores em 2020

Por Hallie Gu e Emily Chow
PEQUIM/XANGAI (Reuters) - A China espera importar mais soja e carne suína neste ano, após a pandemia de coronavírus e os impactos da peste suína que dizimou seus rebanhos de porcos.
As importações de soja foram estimadas em 92,48 milhões de toneladas neste ano. Até 2025, elas devem crescer para 96,62 milhões de toneladas, enquanto em 2029 devem alcançar 99,52 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada pelo ministério da agricultura em uma videoconferência nesta segunda-feira.
As importações de carne suína neste ano devem crescer para 2,8 milhões de toneladas, um avanço de 32,7% na comparação anual.
A China é um importante comprador de soja e carne suína em nível global e tipicamente importa milhões de toneladas da oleaginosa por ano para processar e transformar em ração animal.
A peste suína africana, no entanto, reduziu em mais de 40% o rebanho de porcos do país no ano passado, reduzindo a oferta do principal país consumidor de carne suína.
Somados os efeitos do coronavírus, que atingiu o transporte de porcos e atrasou a retomada de abatedouros, os preços da carne favorita dos chineses subiram em fevereiro para níveis recorde.
A China tem ampliado as importações de carne suína nos últimos meses para compensar a queda na oferta doméstica.
Apesar das maiores importações, o consumo de carne suína na China em 2020 deve cair para 42,06 milhões de toneladas, recuo de 5,6% na comparação anual, devido aos altos preços e à queda na demanda dos consumidores devido ao coronavírus, segundo o ministério.
A produção de carne suína deve cair neste ano para 39,34 milhões de toneladas, recuperando-se para 54 milhões de toneladas em 2022.
Na soja, a produção doméstica chinesa foi estimada em 18,81 milhões de toneladas em 2020, alta de 3,9% na comparação anual. O consumo deve crescer de maneira estável e continuar a depender principalmente de importações pelos próximos 10 anos, disse um representante do ministério.
O ministério também disse que a área e a produção de milho devem crescer em 2020, com a produção estimada em mais de 260 milhões de toneladas neste ano.
0 comentário
Soja busca sustentação em Chicago nesta 4ª, com suporte do farelo, de olho no clima e no cenário externo
Soja em Chicago e dólar sobem nesta 3ª feira, mas preços no BR ainda são limitados por alta disponibilidade
Imea estima safra de soja 26/27 de Mato Grosso 5,2% menor do que a anterior com El Niño no radar
Anec faz leve redução na previsão de embarques de soja do Brasil em junho
Soja segue estável em Chicago, sustentando leves altas; no Brasil atenção ao dólar
Mato Grosso lidera avanço da soja sustentável e impulsiona Brasil a superar 2 milhões de hectares certificados