Rio Grande do Sul entra na reta final da colheita do arroz e espera produtividade recorde
Podcast
Rio Grande do Sul entra na reta final da colheita do arroz e espera produtividade recorde
Download
O Rio Grande do Sul já colheu mais de 82% da safra de arroz, segundo dados do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) atualizados na última quarta-feira (15). Ao contrário das lavouras de verão como soja e milho, as áreas de arroz se beneficiaram das condições climáticas no estado.
O diretor técnico do Irga, Ivo Mello, destaca que o alto índice de insolação no mês de março ajudou no desenvolvimento das lavouras, que registram média de produtividade de 8,5 mil quilos por hectare até o momento, e devem finalizar a safra a cima dos 8 mil kg.
Essa produtividade média e a produção total estimada em mais de 7 milhões de toneladas representam patamares históricos para o Rio Grande do Sul, que volta a ter um ano favorável aos arrozeiros após muitas dificuldades.
As condições de mercado também são atrativas com a saca valendo R$ 55,00 na região de Uruguaiana na fronteira oeste e cerca de R$ 59,00 em localidades mais próximas aos polos consumidores e ao porto de Rio Grande.
Confira a entrevista completa com o diretor técnico do Irga no vídeo.
0 comentário
SindArroz-SC aponta prioridades para o próximo governo e defende previsibilidade e redução de custos na cadeia produtiva de arroz
Arroz/Cepea: Demanda externa intensifica disputa por matéria-prima
Ataques no Mar Negro obrigam Rússia a mudar rota dos grãos e levam embarques até o Ártico
Milho dispara 3% em Chicago e puxa grãos; soja amplia ganhos e sobe quase 20 pontos
Feijão/Cepea: Preços seguem firmes; feijão-preto registra maiores altas
Mercado exportador mais acirrado resulta em alta de preços para o arroz