MP pede fechamento de planta da BRF em Lajeado para conter coronavírus

O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com ação judicial pedindo o fechamento por ao menos 15 dias de duas plantas de processamento de carne no Estado, incluindo uma da BRF, como forma de evitar a propagação do coronavírus e proteger trabalhadores.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (4), os promotores disseram que buscam aval da Justiça para fechar temporariamente uma unidade da BRF em Lajeado e uma outra operada por uma empresa não listada no mesmo município.
A BRF não respondeu de imediato a um pedido de comentários.
A ação também exige que as empresas sejam obrigadas a limpar e descontaminar as unidades industriais durante o período de suspensão dos trabalhos, incluindo os sistemas de ar-condicionado, veículos próprios e de terceiros, e espaços internos e externos dos frigoríficos.
Ainda não há uma decisão sobre o pedido do Ministério Público estadual.
O pedido de fechamento das plantas, assinado pelo promotor Sérgio Diefenbach, marca mais um movimento para conter a disseminação do vírus em unidades de processamento de carne no Sul do Brasil.
Autoridades sanitárias no Rio Grande do Sul disseram na semana passada que o coronavírus já havia atingido pessoas em ao menos nove unidades de processamento de carne na região, incluindo uma planta da BRF em Marau e uma da JBS em Passo Fundo.
Cerca de 16,3 mil pessoas que trabalham nessas plantas poderiam ter sido expostas a riscos, disseram as autoridades.
0 comentário
Suinocultura de MT avança com inovação e biosseguridade após missão técnica na Embrapa
Avicultura da Nigéria avança com megaprojeto para autossuficiência e produção de ovos
Preço dos ovos sobe na Quaresma, mas média segue a menor em quatro anos
Suinocultura dos EUA inicia 2026 com preços estáveis e desafios no comércio global
Avicultura da Rússia amplia exportação de peru, mas enfrenta gargalos produtivos e pressão externa
Avanço da doença de Newcastle na Europa eleva alerta sanitário na avicultura