Exportação de biodiesel da Argentina é totalmente paralisada por pandemia
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - As exportações de biodiesel da Argentina foram completamente interrompidas por causa da pandemia de coronavírus, que está afetando fortemente a demanda da Europa pelo produto, disse à Reuters o presidente de uma câmara industrial do país.
No ano passado, os embarques argentinos de biodiesel totalizaram cerca de 1 milhão de toneladas, com receita de 775 milhões de dólares. O principal destino foi a União Europeia, que possui cotas para mistura de combustíveis fósseis com biodiesel.
A queda no consumo em meio à pandemia, no entanto, paralisou a indústria argentina do biocombustível, que gera receitas anuais de cerca de 1,7 bilhão de dólares.
"Neste momento, a indústria de exportação está paralisada", disse Luis Zubizarreta, presidente da Câmara de Biocombustíveis da Argentina (Carbio, na sigla em espanhol), que inclui tradings como Bunge e Cargill.
"A Europa é hoje nosso único mercado, e as exportações para a Europa no segundo trimestre estão totalmente paralisadas", afirmou ele.
Zubizarreta disse que as unidades de biodiesel para exportação do país estão inativas e que devido às paralisações haverá um superávit de óleo de soja neste ano na Argentina.
Segundo dados oficiais, a Argentina exportou no ano passado cerca de 1 milhão de toneladas de biodiesel, quase tudo para o bloco europeu.
"O próximo trimestre certamente será complicado, pela baixa demanda por combustíveis. Hoje a indústria exportadora está 100% parada", destacou Zubizarreta, acrescentando que a reabertura do mercado dos Estados Unidos para o biodiesel argentino poderia aliviar a situação.
O país sul-americano está aguardando que os EUA revisem tarifas antidumping aplicadas em 2017 sobre as importações de biodiesel provenientes da Argentina, que fecharam o mercado norte-americano para o país da América do Sul. Zubizarreta frisou que a pandemia também desacelerou essa revisão.
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025