Produtores de etanol europeu temem competição com produtos dos EUA e Brasil

Publicado em 06/05/2020 13:32

LOGO REUTERS

Um fluxo de etanol barato dos Estados Unidos e do Brasil ameaça os produtos químicos, enquanto as operações são retomadas na Europa, as empresas do setor da Comissão Europeia, as ações para proteger a indústria, que sofre com uma queda na demanda.

Um forte desconto em viagens de carro e avião devido a pandemia de coronavírus impactado no setor de biocombustíveis ao redor do mundo, forçando empresas a cortar drasticamente a produção e preços, principalmente nos principais produtos, EUA e Brasil.

Os dois países respondem por cerca de 55% e 30% da produção global de etanol, respectivamente.

Os produtores europeus de etanol agora têm registros de países que levem a aumentar os embarques para a Europa, quando as medidas de confinamento são mais relaxadas.

Eles pediram à Comissão Europeia uma ação rápida, incluindo preços baixos.

"A ameaça de danos é flagrante", disse uma associação de fabricantes de etanol da União Europeia, ePure, em uma carta ao órgão executivo da UE.

"Os estoques altos gravados podem inundar os preços mais baixos do mercado europeu já deprimido".

O governo da França, principal produtor de etanol combustível da UE, está preparando um pedido formal ao bloco, disse na semana passada ou após o ministro de meio ambiente do país, sem registro.

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

O etanol dos EUA foi efetivamente banido no mercado europeu entre 2013 e 2019 por taxas antidumping, mas a Comissão Europeia revogou essas taxas em maio do ano passado, dizendo que era improvável uma ocorrência recorrente de dumping.

Como as importações de etanol dos EUA saltaram em 2019, com 3,85 milhões de hectolitros importados, ante 1,15 milhões em 2018, os dados do Eurostat.

Dados preliminares de 2020 Mostrar que a tendência continuou nos primeiros meses do ano, disse o ePure.

Ainda assim, analistas e comerciantes dos EUA foram cautelosos com uma previsão de aumento nas exportações.

"Todos esperamos que sejam considerados menores que no ano passado. Essa é uma composição razoável, com base em uma demanda menor em todo o mundo", disse Craig Willis, vice-presidente sênior de mercados globais da Growth Energy, um grupo comercial de biocombustíveis dos EUA.

O etanol brasileiro se beneficia da forte desvalorização do real, que está sendo negociado perto de uma histórica mínima em relação ao dólar.

Isso torna-se particularmente limitado para as empresas brasileiras em um momento em que a demanda local cai cerca de 40%, disse Matheus Sleiman da Costa, analista de açúcar e etanol de São Paulo no INTL FCStone.

Dados alfandegários brasileiros divulgados na segunda-feira mostrando que o álcool, uma categoria em que o etanol compõe a maior parte dos volumes, quase triplicado em abril para 134,3 milhões de litros, contra apenas 46,1 milhões de litros no ano anterior. Os volumes reportados são para todos os destinos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário