Cartilha elaborada pela Emater/PA orienta agricultor rural sobre a Covid-19

Publicado em 13/05/2020 14:22
Material reúne informações e recomendações sobre as medidas de prevenção e combate da doença

Neste período de pandemia, a produção, circulação e comercialização de alimentos são consideradas atividades essenciais e não podem parar. Com papel fundamental na agricultura paraense, por estar presente nos 144 municípios, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) elaborou uma cartilha informativa para orientar tanto empregados quanto agricultores sobre dados preventivos à Covid-19. Acesse a cartilha aqui.

A cartilha reúne informações e recomendações sobre as medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Governo do Estado do Pará. É possível também conferir dados técnicos sobre segurança no trabalho. 

A Emater, constantemente, oferece serviços de orientação técnica e extensão rural a pequenos agricultores. "Nós fortalecemos esta relação, porque 70% do que cada família consome vem da agricultura familiar, e os produtores precisam oferecer alimentos de qualidade, ainda mais nesse período”, reforça a presidente da Emater, Cleide Amorim. 

As orientações da cartilha informam sobre as corretas medidas de higiene para por em prática em casa, no trabalho, no campo, e são reforçadas com figuras ilustrativas, para facilitar o entendimento. Aborda, também, o correto uso de máscaras e a eficiência de proteção dos diversos tipos de materiais utilizados para a confecção. 

Com elaboração e formatação do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater, o estudo reuniu profissionais de outros setores da empresa, como a socióloga Rosa Helena Campos, do Núcleo de Documentação Institucional (NDI), e o técnico em segurança no trabalho, Robert Melo, da Coordenadoria de Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes).

“A cartilha foi pensada considerando a importância da adoção de novos hábitos para garantir comportamento seguro, sem desafiar os riscos, pois esta responsabilidade é de todos que fazem parte da organização, inclusive dos próprios agricultores, assistidos ou não pela Emater”, disse Cristiane Corrêa, chefe do NMC, que também participou da elaboração do documento. 

Parceria – A Emater conta com a parceria de instituições importantes neste período de pandemia. A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) sempre troca experiências, no sentindo de fortalecer a relação com o agricultor, com a elaboração de materiais informativos e adaptados a realidade do campo. 

“O importante é manter os agricultores informados, sempre com linguagem acessível, para que continuem trabalhando com a máxima segurança e a qualidade necessária, para garantir alimentos na mesa da população”, reforça Cleide Amorim. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater PA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário