Minério de ferro amplia ganhos na China com expectativa de estímulos

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China avançaram nesta quinta-feira por esperanças de mais estímulos à economia do país e expectativas de maior demanda devido a incentivos do governo à infraestrutura.
O ministro de Finanças da China, Liu Kun, escreveu no jornal People's Daily que o país precisa de uma política fiscal mais ativa, uma vez que a pressão sobre sua economia ainda tem crescido, o que aumentou as expectativas de um novo pacote de estímulos.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em setembro, fechou em alta de 1,1%, a 648 iuanes (91,30 dólares) por tonelada, no terceiro dia consecutivo de ganhos. Mais cedo, o contrato chegou a subir 1,5%, tocando máxima desde 1° de agosto.
Analistas esperam que o Congresso Nacional do Povo, que terá uma importante sessão em 33 de maio, aprove mais medidas de alívio a empresas, além de uma meta fiscal mais elevada e permissões a governos locais para venda de mais dívida para financiar projetos de infraestrutura.
"No curto prazo, a demanda vai ser impulsionada pelo renovado apoio do governo à economia devido à Covid-19 e à atual discussão em andamento com os EUA (sobre acordo comercial fase 2), disseram analistas da Fitch Solutions em nota.
No aço, o vergalhão na bolsa de Xangai para entrega em outubro encerrou com queda de 0,5%, a 3.445 iuanes por tonelada.
(Por Min Zhang e Tom Daly)
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam