Trump diz estar muito decepcionado com a China em entrevista à Fox Business Network

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está muito decepcionado com a China uma vez que o novo coronavírus surgiu pouco depois de os dois países fecharem a Fase 1 do acordo comercial.
"Estou muito decepcionado com a China", disse o presidente em entrevista à Fox Business Network.
(Reportagem de Susan Heavey)
EUA acusam hackers ligados à China de roubar pesquisas sobre coronavírus

Por Raphael Satter
(Reuters) - Hackers ligados à China estão invadindo organizações norte-americanas que realizam pesquisas sobre a Covid-19, disseram autoridades dos EUA na quarta-feira, alertando cientistas e autoridades de saúde pública a ficarem atentos ao roubo cibernético.
Em comunicado conjunto, o FBI e o Departamento de Segurança Interna afirmaram que o FBI está investigando invasões digitais a organizações norte-americanas por "ciber atores" ligados à China que havia monitorado "tentando identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa e dados de saúde pública relacionados a vacinas, tratamentos e testes de redes e pessoal afiliado à pesquisa relacionada com a Covid-19".
A nota não ofereceu mais detalhes sobre a identidade dos alvos ou dos hackers. A Embaixada da China em Washington classificou as acusações como "mentiras".
"O FBI emitiu um alerta baseado na presunção de culpa e sem nenhuma evidência", disse a embaixada em comunicado, acrescentando que a acusação dos EUA "prejudica a cooperação internacional em andamento contra a pandemia".
A pesquisa e os dados relacionados ao coronavírus surgiram como a prioridade de inteligência para hackers de todas os tipos, e organizações ocidentais de inteligência têm repetidamente soado o alarme sobre o alvo em organizações de saúde pública e farmacêuticas.
0 comentário
Brasil registra mais de 40 invasões de propriedades rurais em 2026
EUA fecham acordo de energia nuclear com Arábia Saudita
Pequim busca opiniões sobre cortes planejados de tarifas no valor de US$30 bi entre China e EUA
Ações chinesas revertem perdas à medida que onda de vendas no setor de tecnologia diminui
Dólar cai pela terceira sessão consecutiva em dia positivo para ações no Brasil
Ibovespa fecha em alta firme com impulso de blue chips