Café: Colheita avança para 5% no sul de Minas Gerais e custo com transporte aumenta por conta da pandemia

A colheita do café começou na semana passada no sul de Minas Gerais e segundo informações da Cooxupé, os trabalhos já correspondem por 5% da colheita prevista para 2020 e apesar das incertezas que sondavam o mercado por conta da pandemia e a mão de obra, os trabalhos acontecem sem maiores problemas na região.
Segundo Mário Ferraz de Araújo - Gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico - Cooxupé, esse ano o produtor teve que se adaptar às novas orientações de cuidados por conta do Covid-19 e que o principal impacto notato até o momento pela cooperativa, é que o produtor terá um custo maior com transporte de trabalhadores por conta das restrições e medidas de distanciamento social recomendado para o momento.
"Nós não temos notícias de atritos com relação a vinde de mão de obra de outras regiões para o sul de Minas. O pessoal está vindo com todo cuidado e toda segurança necessária", destaca se referindo aos trabalhadores de outras regiões que tradicionalmente trabalham nas colheitas do café.
Segundo Mário, o maior problema dectado no momento é o aumento no custo de transporte dos trabalhadores que o produtor terá neste momento. "Esse veículo precisa ser preparado para isso, com metade da lotação e passar pelos proessos de higienização", destaca.
Veja a entrevista completa na vídeo acima
0 comentário
Café arábica recupera perdas e se consolida com ganhos no fechamento da sessão desta 2ª feira (09)
Média de faturamento do café não torrado avança em mais de 20% durante 1ª semana de fevereiro/26
Bebidas com cafeína podem ajudar a proteger o cérebro, diz estudo
Mercado futuro do café segue reagindo as estimativas de maior oferta brasileira para safra/26
Com oscilações do café, produtores apostam em financiamentos seguros na Feira do Cerrado 2026
Produção de café da Colômbia cai 34% em janeiro, diz federação