China elabora plano de segurança alimentar em meio a epidemia global de coronavírus

Publicado em 22/05/2020 08:32

LOGO REUTERS

A China elaborará e executará em 2020 um plano de resposta para garantir a segurança alimentar em meio à pandemia global de coronavírus, disse o planejador do país na sexta-feira.

Pequim também elaborará um novo plano nacional de médio a longo prazo no ano que vem para garantir o fornecimento de alimentos, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) em um relatório anual ao parlamento.

A medida ocorreu quando a pandemia agitou as cadeias de suprimentos agrícolas em todo o mundo e ameaçou desencadear uma potencial crise alimentar.

As autoridades chinesas instaram as empresas estatais e privadas a aumentar os estoques dos principais produtos agrícolas, como soja e milho, a fim de se preparar para mais interrupções do surto.

"É imperativo, e está dentro de nossa capacidade, garantir o suprimento de alimentos para 1,4 bilhão de chineses através de nossos próprios esforços", disse o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, ao parlamento.

A China manterá a área total da colheita e a produção de grãos estáveis ​​em 2020, dará mais recompensas aos principais países produtores de grãos e aumentará o preço mínimo de compra do arroz, disse Li.

Os agricultores chineses planejam plantar 70 milhões de mu (4,6 milhões de hectares ou 11,4 milhões de acres) de arroz no início deste ano, mais de 3 milhões de mu em relação ao ano anterior, segundo o Premier Li. Um mu é uma unidade tradicional usada para a área terrestre.

Ao melhorar o gerenciamento das reservas de grãos, a China adotará medidas ativas para expandir a capacidade dos silos de grãos nas colheitas de verão, disse o planejador do estado.

A China continuará promovendo a recuperação da produção suína e reforçando a inspeção e prevenção de importantes doenças animais, como a peste suína africana, segundo o relatório.

A doença altamente contagiosa, que dizimou o enorme rebanho de porcos da China, continua sendo uma ameaça à produção de suínos, mas o país não verá um grande aumento nos preços da carne suína, disse o ministro da Agricultura, Han Changfu.

A China também diversificará as importações dos principais produtos agrícolas e garantirá o fornecimento estável de produtos, incluindo grãos, óleo comestível, carne, ovos, frutas e legumes, informou o NDRC em seu relatório.

O principal mercado agrícola do mundo depende de mercados externos de soja e vem buscando maneiras de aumentar as importações de carnes para suprir uma lacuna de oferta doméstica depois que a peste suína africana reduziu a produção de carne suína.

A China também garantirá o fornecimento de sementes, fertilizantes, pesticidas e máquinas agrícolas, disse o Premier Li.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário